Peneira nos bueiros

Sustentabilidade

Instalação de peneiras nos bueiros para evitar inundações causadas pelo entupimento de galerias pluviais.

Novidades

Cestas Ecológicas (25/11/2014 - 09:45)

O objetivo desse projeto é evitar pontos de alagamento por conta de entupimento das vias e galerias pluviais. Para que isso aconteça, o projeto precisa de uma articulação entre a Comlurb (responsável pela limpeza e coleta) e Seconserva (responsável pela instalação do equipamento).

Com os cestos, folhas, sacos plásticos e outros materiais não vão parar nas galerias pluviais. Além disso, o tempo de trabalho diminuiu. O serviço de limpeza nos bueiros convencionais pode demorar até meia hora. Com os cestos, são 15 minutos. Antes mesmo dos resultados do projeto Rio+, foram realizadas reuniões com o Presidente da Comlurb Vinícius Roriz, o Secretário de Conservação Marcos Belchior. Os dois sinalizaram a viabilidade dessa operação em parceria.

Após os resultados do projeto Rio+, foram realizadas 2 reuniões com na Seconserva (16 e 26/05). Na primeira reunião, foi identificado que já havia sido iniciado uma operação de teste do equipamento, batizado internamente de Cestinhas Ecológicas.

O projeto já foi testado e a ideia é que seja implementado em toda área central da cidade AP1. Para isso, seria iniciada uma licitação para a produção e implementação de cestos para toda a área determinada de AP1. Desde agosto não se teve mais informação sobre o processo de licitação e a data prevista para ser implementada.