Quem somos?
O Rio+ começou como uma parceria entre dois empreendimentos sociais: a Benfeitoria e o Rio Eu Amo Eu Cuido. Mas hoje é uma verdadeira PPPP (Parceria Popular Público Privada):
A BENFEITORIA (www.benfeitoria.com), idealizadora do projeto, é uma plataforma de mobilização para projetos de impacto, criada para fomentar uma cultura mais colaborativa e realizadora do Brasil. Vencedora do prêmio IG startups e eleita em 1˚ lugar na incubadora Rio Criativo, desenvolve conteúdos e ferramentas para estimular pessoas e instituições a se engajarem em projetos transformadores de forma simples e lúdica. Além do Rio+, lançou também a 1ª plataforma do mundo a misturar financiamento coletivo (crowdfunding) com outras formas de colaboração em massa(crowdsourcing), sem cobrar comissão. 
O RIO EU AMO EU CUIDO (www.rioeuamoeucuido.com.br), é um movimento de cariocas que amam a cidade e querem ver todos os cariocas cuidando bem dela. O movimento promove ações envolvendo conscientização ambiental, limpeza das ruas, educação infantil e vários outros assundos na busca de um envolvimento maior do carioca com a cidade. Por isso, abraçou o projeto ainda no papel, nosso 1˚ parceiro.
A versão Beta do projeto foi patrocinada pela NATURA, que que confiou na gente e nos cariocas e apostou no projeto antes dele ir para o ar, já prometendo viabilizar a melhor ideia de inovação sem nem saber qual será.
Recentemente o canal foi adotado pela PREFEITURA DO RIO DE JANEIRO como um dos canais oficiais de participação da população! \o/ A iniciativa faz parte do "Rio Colaborativo", um pacote de ações que prioriza a gestão participativa. \o/\o/
O projeto conta ainda com o apoio da FGV-RIO, que fará todo o estudo do impacto das ideias viabilizadas para a cidade e da INCUBADORA RIO CRIATIVO, que apoia a Benfeitoria desde 2011.
O que queremos?
Facilitar a partipação de todos os cariocas (da gema ou de coração) no processo de transformação do Rio. 
Por que queremos?
Porque também somos cariocas, também amamos o Rio e acreditamos muito na força do coletivo para a construção de um Rio+ criativo, colaborativo, inteligente, gentil...
Como faremos?
Com a ajuda dos cidadãos, da prefeitura, de empresas, universidades e outras instituições que querem o mesmo. Cada um tem um papel fundamental nessa história. Temos uma explicação passo-a-passo no nosso "como funciona", mas em resumo, montamos um processo colaborativo de prototipação de soluções inovadoras para a cidade. O nome é difícil, mas é o seguinte:
Aqui pelo site, todos podem enviar ideias para mudar o Rio, mesmo que não saibam como implementá-las. Temos uma equipe dedicada a transformar as melhores ideias enviadas em projetos executáveis e submetê-las à votação popular. As mais votadas serão implementadas em 2014 como protótipos testes e terão seu resultado mensurado pela Fundação Getúlio Vargas para que a prefeitura avalie a viabilidade de sua adoção por toda a cidade, como política pública. Simples assim! :P
O que esperamos?
Transformar o Rio na cidade mais criativa e colaborativa do mundo. Só isso :)
Como faço para ajudar?
Primeiro, enviando ideias, é claro! Além disso, divulgando o projeto nas redes sociais ou em qualquer canal que você tenha acesso. Se você estiver interessado em organizar eventos de cocriação ou tiver qualquer outra dúvida ou sugestão, entre em contato com a gente pelo e-mail riomais@benfeitoria.com. 
Como faço para enviar ideias?
Aqui mesmo no site, é só clicar no botão "Enviar Ideia" na página principal e seguir os passos do formuário.
O que preciso informar sobre a minha ideia?
Temas (até 3 da lista) O que sua ideia vai deixar o Rio+ (até 3 da lista) Título, resumo e descrição detalhada. Se quiser, pode ainda turbinar sua ideia com fotos e links. 
Até quando posso enviar ideias?
Até 17/10/2013
Que tipo de ideia posso mandar?
Qualquer ideia que possa melhorar a experiência da cidade ou mudar o comportamento do carioca. O critério é simples: vai melhorar o Rio? Então manda!
Posso mandar ideias mesmo sem saber como executá-las?
Claro! Esse projeto é para TODOS os cariocas, não apenas para arquitetos, engenheiros e urbanistas.
Quantas ideias posso mandar?
No máximo infinitas
Quanto custa para enviar ideias?
Exatamente zero de entrada e zero dividido em dez vezes sem juros
O que eu ganho com isso?
O principal é a chance de melhorar o Rio, né? Mas as melhores ideias vão receber prêmios individuais incríveis! Não vamos revelar ainda, pois queremos que você envie pelo primeiro motivo :)
O que acontece com a minha ideia depois que eu envio?
Ela é avaliada pelos nossos estagiários (hehehe) e, caso seja aprovada, é publicada na página e você recebe um e-mail avisando.
O que é exibido sobre mim na página da ideia que eu enviei?
Só o seu nome.
Posso enviar uma ideia que eu vi em outro lugar?
Sim! Pesquise, inspire-se, remixe, use e abuse de outras ideias de projeto. Você pode sim se inspirar em outras ideias (daqui ou não) para mandar a sua.
Mas se você enviar uma ideia de um projeto que já existe ou usar fotos ou ilustrações que não são suas, dê os créditos!
Além disso, se a ideia que você enviou for protegida por patentes ou direitos autorais, não poderemos implementá-la sem a autorização do "dono".
E se roubarem a minha ideia?
Todas as ideias publicadas se ficam licenciadas em Creative Commons e se tornam públicas. Você pode ser premiado por nós (e se nós implementarmos, pode ter certeza que você será parte), mas abre mão de todos os direitos autorais para o futuro. Se você quer melhorar o Rio, manda! Mas se tiver uma ideia patenteável e que vai te deixar milionário algum dia, colocar na rua e depois conta para gente! ;)
E se enviarem uma ideia igual a minha?
Se duas ou mais ideias enviadas no Rio+ forem iguais ou muito parecidas, caso seja eleita para ser viabilizada, só vamos premiar a que foi enviada primeiro no site. Então vale uma pesquisa antes de enviar. Se achar algo muito parecido, não deixe de comentar e mandar sugestões! 
E se a ideia for de um projeto que eu ou a minha empresa queremos fazer?
Marque no formulário que você quer ajudar na execução e nós entraremos em contato para saber como você pode nos ajudar na hora de colocar em prática.
Qual é o critério de seleção das melhores ideias?
Os critérios são: 1- Inovação: o quanto uma ideia é nova e criativa de verdade. 2- Impacto: o quanto a banca avalia que a ideia pode impactar na cidade 3- Viabilidade: serão priorizadas ideias cujos protótipos possam ser implementados em um período de 3 meses em com um orçamento máximo de R$100 mil. 4- Escalabilidade: a ideia é replicável em outros pontos da cidade? 5- Desempate: se duas ideias empatarem em todos os critérios, a que foi enviada primeiro na plataforma ganha
Como vão transformá-la em projetos?
O nosso super time vai fazer todo o estudo, buscar orçamentos, procurar quem faz, como se faz, quanto tempo leva e quais tipos de autorização (da prefeitura, por exemplo) precisa. Vamos trabalhar pesado em cima disso por algum tempo até ter todas as ideias escolhidas transformadas em um projeto com plano de execução viável e pronto para ir para a rua.
Como vou saber se minha ideia foi selecionada?
Se a sua ideia for considerada uma das melhores do tema, você receberá um e-mail. Então cadastre o e-mail que você usa normalmente, não aquele que você nunca abre! Pode ficar tranquilo que não vamos te enviar spam :)
Minha ideia pode ganhar em mais de um tema?
A sua ideia concorre em todos os temas que você escolher, mas só pode ganhar em um deles
Posso ajudar no estudo de viabilidade da minha ideia?
Claro! Se você marcou que quer ajudar a implementá-la, vamos ouvir o que você tem a dizer e como pode nos ajudar nessa fase antes mesmo de procurar outros fornecedores capacitados a implementá-la.
Quantas ideias serão colocadas em votação?
Duas ideias para cada um dos doze temas. Ou seja: 24 no final.
Como será feita essa votação?
Online, pelo site do projeto e totalmente aberta ao público. Além disso, faremos uma exposição itinerante com as melhores ideias para a votação invadir as ruas e bairros da cidade. 
Quantas ideias serão viabilizadas?
13: a mais votada de cada um dos 12 temas (viabilizadas pela Prefeitura) e um projeto extra de inovação, viabilizado pela Natura.
O que acontece com as ideias vencedoras da votação?
Vão ser implementadas em formato de protótipos testes (pequenas versões do projeto), cujos resultados serão mensurados pela FGV-Rio para que a prefeitura avalie a possibilidade expandí-los como política pública.
Quem executará os projetos eleitos?
Parceiros identificados no estudo de viabilidade do projeto que sejam capacitados para implementá-los. Ainda não temos como saber quais serão essas empresas, pois não sabemos qual é a sua ideia! :)
Quem financiará os projetos eleitos?
A prefeitura financiará 12 projetos (o mais votado de cada tema) e a Natura financiará um projeto extra de inovação.
Posso participar da execução se minha ideia for eleita?
Se você marcar a opção no formulário de envio sinalizando que quer participar, entraremos em contato com você. É claro que o seu nível de participação vai depender das necessidades do projeto e das suas aptidões, mas você será, no mínimo, convidado a acompanhar o processo de perto.
Existe algum limite para os projetos?
A ideia é que seja viável executar o projeto em 3 meses com um orçamento de R$100 mil reais. Mas se passar um pouco disso e emocionar a banca toda, é capaz de conseguirmos viabilizar também.
Qual será a premiação?
Por enquanto é segredo. Na hora certa, todos vão ficar sabendo. ;)
Por que vocês não divulgam logo o prêmio?
Porque queremos que você envie suas ideias pelo Rio. Mas prometemos que o prêmio será incrível.
Quem é premiado?
Todos que enviarem ideias que forem colocadas em prática no passo 4
Quem mede o impacto dos projetos?
Profissionais e estudantes da Fundação Getúlio Vargas.
O que será feito com esse estudo?
Os principais dados do estudo serão divulgados abertamente e um estudo detalhado será entregue para a prefeitura sugerindo práticas e inovações escaláveis para a cidade.